estilo de decoração retro vintage

Sua marca definida pela decoração retrô

Mas você sabe exatamente o significado de decoração Retrô? E Vintage? São conceitos que estão muito atuais no mundo da decoração, mas que não são simples de seguir, de adaptar. O estilo retrô é desenvolvido por materiais novos, mas fabricados com base nos principais objetos de sucesso antigos. Não se preocupa muito com a época, mas sim com a beleza e o respaldo popular de algo que antigamente deu muito certo.

 

estilo de decoração retro vintage

Decoração estilo retrô e vintage diferenças

Já a decoração vintage é em si feita por objetos antigos. Sim, materiais que são apenas restaurados, mas que foram de fato fabricados há tempos. Logicamente que a associação dos dois conceitos precisa ser feita, uma vez que o estilo remete de qualquer forma ao passado.

No entanto, o estilo retrô/vintage não poderia ser mais atual. Passamos por uma grande crise de identidade de época. Ou seja, estamos nos apropriando de identidades de épocas passadas. Bom, em si, talvez vejamos que no futuro, esta tônica será a nossa identidade. No fim das contas, está em alta ser retrô/vintage.

 

E sabe o que é mais interessante no estilo retrô/vintage de decoração? Ele permite a mistura com outros estilos, sem perder o empenho em utilizar o passado. Entendendo, é como se você não quisesse se desfazer da funcionalidade de alguns itens modernos e ao mesmo tempo pudesse ter um toque de cultura antiga em sua casa.

A facilidade de se combinar objetos retrô ou vintage favorece a miscigenação da decoração. Você pode ao mesmo tempo ter um mobiliário clássico ou rústico e trabalhar paredes com quadros e luminárias ao estilo retrô. Tal combinação é acertada e a casa ficará com uma identidade somente sua.

 

Estilo vintage e o valor cultural

As prateleiras com livros, as vezes discos de vinil. Objetos de cores vivas dispostos em móveis restaurados de madeira maciça. Almofadas e tapetes coloridos não podem faltar, assim como conforto. Em meio a um ambiente assim, a luz do dia reflete o poder do arco-íris interno. À noite, luzes que não necessariamente vem de cima, mas também do chão e de criados mudos ou luminárias de parede.

Os materiais antigos remetem ao passado e a mente reserva para os mais vividos, momentos gostosos, avós, interior, café abastado, mesa cheia. Além disso, as antiguidades valorizam a história e denotam grande atividade cultural e filosófica. Sim, a ideia do retrô e do estilo vintage é esta.

E depois que você descobre como é intenso trabalhar com objetos e luzes decorativas, os estilos vintage e retrô, sempre há algo a mudar. E cada transformação no ambiente mostra um pouco mais a marca de cada pessoa. Famílias, casais ou indivíduos. Cada peça se torna um pouquinho da personalidade das pessoas e assim é que se define um lar.

 

O estilo vintage especificamente é como um ritual. Baseado no conceito vintage, as vezes não se tem o objeto decorativo em mãos assim facilmente. Eis que você pode visitar feiras, lojas de móveis usados, bazares e antiquários. Esta busca gera um valor cultural ao seu ambiente.

Outra importante dica é o uso de papel de parede com cores e combinações de épocas passadas. Anos 50, anos rebeldes ou anos 80, tanto faz. Capriche na pesquisa, analise os materiais que já estão dispostos em sua casa e acerte na escolha. Os estilos permitem, então sair da mesmice e essa é a ordem do momento.

COMPARTILHE ESSA IDEIA