Uma cultura europeia com a decoração escandinava

A decoração escandinava se tornou internacional. Existe um valor de simplicidade, uma característica de um povo acostumado com o branco da neve, com ambientes claros pelo inverno, não pelo sol. Nos acostumamos a ver em filmes ou imaginar através de livros que remontam a paisagem nórdica. Ruas estreitas ladrilhadas, prédios com arquitetura histórica, pontes sobrelevadas, flocos no chão, luminárias em vitrais arredondados.

Por dentro, é como se fosse uma continuação. O estilo escandinavo de decoração pressupõe um ambiente “clean”. Muitas vezes, até mesmo o conjunto entre piso, paredes e teto são brancos. As cores, geralmente em tons mais escuros, é que decoram a cena. As luzes, no entanto, já são mais neutras e amarelas. A geração de conforto é muito natural.

decoração escandinava

Os móveis pintam o estilo escandinavo

Pois bem, depois de tanta importância ao branco, eis que a mobília começa a colorir o ambiente. Logicamente que o resgate cultural e histórico, favorecem mais, móveis mais rústicos. O interessante na decoração escandinava é que ela permite o uso de almofadas, tapetes, tecidos e cortinas com cores que a princípio não combinam, mas que em virtude das paredes claras, passam a entrar em harmonia.

Na entrada, sempre ganchos em araras ou mini varais. O frio do norte europeu ressalta a necessidade de casacos a mais, o que num ambiente interno se fazem supérfluos. Porta a dentro, nas paredes, é fácil se observar quadros em preto e branco que quase se fundem às laterais. Parece que nasceram ou foram pintados ali mesmo.

Cozinhas, geralmente azulejadas em branco dão um toque minimalista. As cores ficam a cargo dos utensílios. O verde aparece como um anseio pela natureza, em muito sobrepostas pela neve. Vasos e plantas decoram o estilo escandinavo. Estão disponibilizadas no chão, em mesas e até mesmo prateleiras alojadas especificamente para elas. E assim o ambiente vai se construindo…

decoração escandinava

Luzes para sobressair a decoração nórdica

Se há algo que é sinônimo do povo norte europeu é a leitura. Sim, alguns especialistas diriam que a própria decoração baseada no branco é para se favorecer a leitura. Não bastasse isso, a decoração escandinava é rica em luminárias, na maioria das vezes específicas para leitura.

Elas estão na maioria dos cômodos. Salas, escritórios e até varandas. São em geral colocadas em suportes que além de auxiliarem a luminosidade, são partes fundamentais da decoração. Não importa se em sofás, cadeiras ou banquinhos. Há sempre aos olhos uma luminária.

O branco do ambiente salta aos olhos durante o dia. A noite a claridade fica mais amarelada. Os lustres podem ser sofisticados ou rústicos. Não serão fortes o suficiente para quebrar o ambiente previamente montado. É sim um ambiente histórico e cultural, com profunda sinceridade e fidelidade ao estilo. Sua beleza entra nas casas cada vez mais. A decoração nórdica é uma tônica… até mesmo no sul!

Nossa recomendação: luminária fio de luz para decoração escandinava

Para integrar o fio de luz Cormilu na sua decoração, recomendamos os seguintes fios:

Copenhagem com tons de rosa, cinza e branco, que mesclam super bem com os tons da decoração escandinava. E o clássico Aspen, todo branco, minimalista e certeiro.

A revista Casa Claudia traz 48 quartos com inspiração escandinava para nos inspirar e você pode conferir esse artigo aqui.