fio de luz aspen cormilu

O aconchegante estilo da decoração rústica

Há coisas na vida que não possuem valor financeiro. Não há como medir a satisfação, mas é possível buscá-la. Em meio ao corre-corre do cotidiano, pessoas estão adentrando a natureza quando estão de folga. E a experiência é cada vez mais incrível.

A geração que está vindo não tem mais contato com a natureza, e quando tem, o encantamento é imediato. E como levar um pouco deste encantamento para dentro de casa? A decoração rústica é a solução!

 

fio de luz aspen cormilu

O estilo permite o uso ilimitado de elementos da natureza. A madeira é o principal, mas vasos de barro, luminárias artesanais, tijolos maciços, peças em tecido e crochês também estão valendo. E é incrível como a funcionalidade é possível no estilo de decoração rústica, numa realidade que colocará um pouco de cheiro de terra molhada no seu dia a dia.

 

Principais materiais para decoração rústica:

  • Madeira de demolição
  • Pallets reaproveitados
  • Pelegos / pele sintética
  • Ferro escuro
  • Luz quente
  • Tijolos
  • Crochê

A luz que ilumina o rústico

É quase impossível não lembrar das antigas lâmpadas incandescentes do passado ao pensar em uma decoração rústica. Não tem como lembrar de uma decoração de fazenda por exemplo e ver uma luz branca. Pois bem, então como adequar a iluminação ao estilo?

A resposta está nas luminárias. Principalmente as artesanais. Como as lâmpadas incandescentes já não fazem mais parte dos ambientes, há que se adequar a saída da luz. As próprias cores são uma possibilidade gerada pelas luminárias. Tons de bege combinam muito com a decoração. Aqui o que manda é a simplicidade.

O abajur sobre o criado mudo também é um elemento que caracteriza bem a decoração. As bolas que envolvem as lâmpadas são uma excelente opção para o estilo de decoração rústica. Quem nunca admirou uma lua cheia numa noite de céu estrelado? Bom, se a ideia é possibilitar a entrada da natureza em casa, a iluminação tem fundamental importância não é mesmo?

O estilo rústico de decoração está muito em alta. Os móveis em madeira voltaram com toda a força, o aconchego do sítio, da fazenda, está em casas e apartamentos. Não interessa o tamanho da selva de pedras, em casa a natureza é presente.

decoração rústica
decoração rústica

Como fazer uma decoração rústica?

Tudo começa pelo mobiliário. O estilo rústico é tão procurado, que não é difícil encontrar móveis em madeira e peças inteiras que servem como bases para mesas e balcões. A principal característica dos móveis é a “casca” das árvores aparentes. É como se um pedacinho da natureza estivesse segurando sua mesa de vidro.

As cores são restritas ao vermelho ferrugem, muitos tons de marrom, cinza e verde. Não é bom confundir móveis antigos com rústicos. Existem sofás, cadeiras, bancos, mesas que são especificamente rústicas e não necessariamente retrô ou vintage. Objetos de cerâmica também possuem um encaixe perfeito no estilo rústico de decoração. Vasos com flores também são muito bem-vindos. Nada mais natural que flores não é mesmo?

Outro elemento importante é a pintura. Para portas e janelas, muito verniz. O brilho exalta ainda mais a cor natural da madeira. Se não há a possibilidade de manter tijolos à vista, que seja então o branco ou tons amarelos claros para as paredes. Deixe móveis e objetos fazerem o trabalho…

 

Confira essas e outras fotos que inspiraram à Cormilu nesse post, no nosso board do Pinterest!

Até 6x Sem Juros & Frete Gratis!* Meus Pedidos Dispensar