Estilo de decoração Industrial

Inspire-se na decoração industrial

Como é bom poder olhar em volta e ter bem definido o estilo de decoração da casa, ou do apartamento, loft… ou seja, saber exatamente a identidade de nossa morada. Talvez o estilo que mais identifique esta afirmação é o estilo de decoração industrial.

A inspiração data da década de 70, mas vem acompanhada de ideias que surgiram na revolução industrial. As paisagens do pós-guerra mudaram radicalmente. Primeiro, o verde caracterizava os ambientes externos, depois, a guerra trouxe uma mistura de tons em marrom e preto para em seguida a indústria surgir e acinzentar a imagem.

O grafite do aço e o bronze do ferro vieram com força total. Junto, tons amadeirados serviam como detalhes e a luminosidade era sempre refletida por meio dos metais. Surgia assim o estilo industrial. Nada forçado, apenas parte do suprimento de necessidades que o mundo almejava.

O artesanato e a produção de objetos por inteiro deram lugar à produção em série. Trabalhadores batiam o cartão nas fábricas e o ambiente que antes era externo, agora passava a ser com tetos altos e galpões extensos.

 

Estilo de decoração Industrial

Uma história mundial dentro de casa

A realidade industrial inspirou designers de interiores, engenheiros e arquitetos. Construções com tetos altos e acabamentos industriais começaram a fazer parte de projetos civis. Ambientes internos com tijolos a mostra e paredes em concreto tornam o visual industrial altamente interessante.

Outra característica importante da decoração industrial é a mobília em metal. Mesas e armários em tons de cinza ressaltam aos olhos. A madeira também é integrante do estilo industrial, porém entra mais como contornos e detalhes.

Na parede, quadros que rememoram a revolução industrial são bem-vindos. As famosas esculturas em ferro também dão um toque especial. Os papeis ou tecidos de parede auxiliam na montagem do ambiente também. Uma mistura de cômodos em concreto e outros ornamentados com o papel, dão um toque especial ao lar.

 

A fusão de estilos

O estilo industrial permite a entrada de outros tipos decorativos para compor o ambiente. Mas existem restrições nesse caso. Não é qualquer estilo que vai combinar. Os mais comuns, que podem se fundir à decoração industrial são o vintage e o rústico.

Como a decoração industrial faz um resgate histórico, móveis e materiais vintage são uma ótima combinação. Eles quebram um pouco a modernidade dos materiais industriais mais atuais e trazem um charme especial ao ambiente.

Já o rústico, inclui móveis e detalhes em madeira. Os tons amadeirados e envernizados fecham perfeitamente com o prata e o bronze da decoração industrial e dão uma compensada na impressão de falta de conforto que o estilo industrial tem.

A luminosidade reflete o brilho do metal. Neste estilo, a luzes brancas fluorescentes e de led são essenciais. Os lustres e luminárias são geralmente em metal vazado. Cores como cinza, vinho e ferrugem em luminárias em vidro também fazem o maior sucesso no estilo industrial. Esse é sem dúvida um estilo que põe a prova o senso comum, o normal, o trivial. A decoração industrial é o retrato da ousadia.

Quem curte o estilo de decoração industrial: a blogueira Gabriela Pugliesi

Inspirada pelos apartamentos novaiorquinos sem paredes, o loft de Gabriela Pugliesi em São Paulo segue a linha industrial, com muitas referências em ferro e cores neutras.

Se você curte esse estilo de decoração, e quer conhecer mais a respeito do apartamento da Gabriela Pugliesi, não perca o artigo da revista Casa e Jardim. 

Qual luminária fio de luz combina com o estilo de decoração industrial?

Se o seu espaço apresenta elementos desse estilo de decoração, o fio de luz certo para você é o Nova York :)

Inspirado nos lofts novaiorquinos, a luminária traz cores neutras, do branco, tons de cinza e preto, e é super indicada para casas neutras.

 

Até 6x Sem Juros & Frete Gratis!* Meus Pedidos Dispensar