DIY: LUMINÁRIA ESCAMA DE PEIXE

A vida iluminada é bem mais alegre, não é mesmo? Nós amamos luminárias e nos divertir decorando. Por isso vamos começar a trazer projetos caseiros (os famosos DIYs) voltados para decoração e iluminação criativa. O projeto de hoje vai ser demais, dá uma olhada:


 

Luminária escama de peixe

Apresentando essa luminária fantástica estilo escama de peixe que pode ser usada como pendente e personalizada nas cores que você preferir. Uma belezura artesanal para enfeitar sua sala ou seu quarto. Pode ser pendurada em um fio normal ou algo mais rústico como numa corda (vide foto).

Nível de dificuldade: médio

Duração do projeto: 4-5 horas

diy luminária
rose quartz

Vamos a lista de materias que você vai precisar para a confecção dessa peça:

 

  • Tesoura
  • 30 folhas de papel branco gramatura 110-120 (papel couche) 
  • Uma tampa de 5-6cm diâmetro
  • Lápis
  • Tingidor de roupa nas cores de sua preferência
  • Óleo mineral
  • Parafina
  • Cola quente e pistola
  • Uma lanterna japonesa 30 ou 40cm branca (aqui)

Passo 1: Corte as escamas

Comece desenhando a forma da tampa no papel couchê. Empilhe as folhas e corte várias escamas de uma vez. Você vai precisar de 200 escamas para uma lanterna de 30cm e 360 para uma de 40cm.

luminaria

Passo 4: Espere secar

Distribua as escamas em uma superfície plana como pedras ou madeira usada. Espere a parafina secar para começar a colagem.

luminaria

Passo 2: Tingimento

As escamas devem ir para uma bacia com o corante de sua preferência e água fervente. Deixe até chegar a cor desejada. Deixe secar.

luminaria

Passo 5: Colagem

Aqueça sua pistola de silicone, aplique na borda sem parafina da escama e vá encaixando as escamas na lanterna. Eu comecei de baixo para cima.

luminaria

Passo 3: Camada de parafina

Mergulhe cada escama em uma panela onde você derreteu a parafina. Deixe uma borda sem para poder aplicar a cola. A parafina vai sar textura e deixar com que a luz passe melhor pelo papel. 

escama de peixe

 

 

Passo 6: Finalização

Deixe a camada de cima sempre cobrindo a camada de baixo. Conecte a lâmapada no suporte interno da lanterna e pendure sua luminária. 

luminaria

Divirta-se decorando:

Agora com seu projeto DIY luminária escama de peixe concluído, é só se gabar dessa peça linda feita à mão e enfeitar sua casa com algo que você mesma criou! 


A Cormilu também se deixou influenciar: confira nossos kits que permeiam essas cores

Se você curtiu as cores dessa luminária, confira algumas sugestões da nossa loja online:

Curtiu esse projeto DIY? Esperamos ter inspirado a decoradora criativa em você para trazer um pouco mais de cor à sua casa. Para acompanhar as novidades do blog curta nossas páginas e nos deixe um comentário dizendo o que achou da luminária escama de peixe!

Um beijo colorido à todas ☺


Sobre a autora

Sobre a autora

Fefa Bechtold

Fernanda é responsável pelas pautas e contéudo do blog da Cormilu. Para tanto, busca inspiração viagens ao redor do mundo, onde busca cores nas pessoas, nas comidas e na arquitetura.