Sobre a decoração Montessoriana

Maria Montessori. É o nome da educadora Italiana que criou o estilo de decoração montessoriana que disponibiliza os móveis nos quartos das crianças. No início do século XX, Maria já entendia que o melhor modo de aprender é de fato entrar em contato, ser parte do mundo, tocar, puxar, mexer…

Pois bem, é isto que fazemos com nossos pertences. Mas e as crianças? O quarto montessoriano permite que tudo esteja ao alcance dos “pequenos”. A cama é praticamente no chão, os brinquedos possuem seu lugar em prateleiras baixas que permitem que a criança pegue-os a qualquer momento. Mochila de escola, livros, bichos de pelúcia, tudo pode ser tocado o tempo todo. Aquele ambiente se torna um mundo completamente diferente, o mundo das crianças, onde tudo se torna possível.

E o estilo passa por diversas mudanças à medida que a criança cresce. Tudo começa no quarto montessoriano para recém-nascido, depois passa pela fase de descoberta e desenvolvimento de coordenação até os primeiros passos e estende-se por toda a infância. De tempos em tempos a decoração montessoriana vai sofrendo alterações que adaptam-se a cada momento.

Optar pelo estilo montessoriano é aliar a alegria das crianças, o sorriso fácil, a descoberta, com a funcionalidade e a beleza.

 

Como decorar um quarto montessoriano?

Além das medidas dos móveis, prateleiras, gavetas e etc, que devem estar sempre próximas ao chão, alguns elementos são fundamentais para acertar o estilo montessoriano de decoração.

Tapetes felpudos combinam muito e delimitam um lugar para brincar. E ainda denotam conforto e delicadeza. Almofadas macias também são importantes, tanto para as brincadeiras, como para proteger as crianças de pequenas quedas.

As cores também possuem uma posição especial. Para paredes, prefira tons mais suaves que permitam a colocação de pequenos desenhos, palavras ou pinturas. Assim, esses detalhes vão se sobressair. Já “acessórios”, podem conter cores mais vibrantes, além ficarem mais em destaque. Espelhos na altura das crianças são muito utilizados, pois fazem elas se conhecerem também.

A medida que a criança for crescendo, os temas de animações e personagens podem ser acrescentados. O quarto montessoriano permite que tudo vire uma grande brincadeira.

 

decoração montessoriana

Ilumine o quarto montessoriano para bebê

Definitivamente luz é vida! A visualização para a criança é fundamental e por isso a iluminação tem grande importância na hora de decorar o quarto. Janelas grandes para a entrada frequente do sol são fundamentais. Até porque como os móveis estão mais ao chão, a ventilação se torna ainda mais importante.

Já para os momentos da noite, luzes para cada ocasião. Enquanto a criança brinca em seu habitat, a luz deve ser branca e bem distribuída. A medida que os pais desejam que a luz diminua, outras opções são interessantes.

Para recém-nascidos, luzes em luminárias de paredes são uma ótima saída. Tanto para o momento de fazer dormir, como para manter acesa durante o período em que a criança esteja no quarto dormindo. Para os bebês, as luzes coloridas são ótimas. Distraem e mudam o ambiente. Além disso também acalmam a criança. Ajuda e é uma ótima estratégia para fazer elas dormirem. Cuidado para ter sempre a luz protegida por uma luminária. Do contrário, pode irritar o olho das crianças.

A decoração montessoriana é um oásis para as crianças. Transforme o quarto em um lugar em que os pequenos amam estar. Evite eletrônicos e torne aquele ambiente em um espaço lúdico de atividades divertidas e saudáveis. É sempre um ótimo caminho para se criar os filhos com alegria e felicidade. E não por acaso foi obra de uma educadora. Pense nisso.

decoração montessoriana

Qual luminária posso usar na decoração montessoriana?

 

A Cormilu é especialista em luminárias próprias para quartos montessorianos. Nossas luminárias funcionam como luz indireta, enfeite, aconchego para a criança. Além de serem coloridas e divertidas, o que ajudam a estimular os pequenos. A textura das bolinhas é natural, feitas com linha de algodão, e as lâmpadas são de LED, econômicos, não esquentam e são certificadas pelo Inmetro. Alta qualidade, segurança e personalização, essa é a nossa proposta. Opte pelo fio à pilha, caso não tenha uma tomada próxima.

Confira algumas opções: