As cores do quimono não estão ali por acaso. Os japoneses levam a sério a escolha da vestimenta e qual cor usar. A Cormilu traz para você um pouco mais sobre a visão nipônica sobre as cores, já que nós também acreditamos no poder delas para mudar nossas vidas.

O quimono, ou kimono, é a vestimenta tradicional japonesa usado por mulheres e crianças. Atualmente é usado principalmente em eventos especiais, sendo considerado uma roupa “de gala”. Seria o equivalente aos vestidos de festa no Brasil. A palavra quimono significa “algo para usar”, do japonês ki “usar” e mono “algo”.

 Algo curioso sobre os quimonos é que, sua estampa é escolhida para denotar a estação do ano. Ou seja, tem estampas para cada estação do ano. Algumas mulheres vão além e subdividem essas estampas e cores por mês. Assim, cada mês do ano é representado por uma estampa e gama de cores específica.

Além disso, o tamanho da estampa e as cores também levam em consideração a idade da pessoa que está usando o quimono. Estampas grandes e de cores vibrantes estão reservadas para as mais jovens, e as mais velhas usam cores sóbrias. A classe social também pode ser observada através da estampa.

As gueixas foram as grandes “fashionistas” no quesito quimonos. Eram elas que ditavam as tendências das cores e combinações para se fazer de acordo com os meses. Elas são:

  • Janeiro: verde e roxo 
  • Fevereiro: vermelho escuro e roxo escuro
  • Março: cor de pêssego e laranja cáqui
  • Abril: mês da cereja, cor vermelha rosada e branco
  • Maio: mês da flor de laranjeira, cores amarelo e roxo
  • Junho: verde e amarelo
  • Julho: mês do lírio, cor vermelha e amarelo
  • Agosto: azul celeste e marrom acinzentado
  • Setembro: lavanda e bordô
  • Outubro: rosa e azul acinzentado
  • Novembro: verde acinzentado e vermelho
  • Dezembro: lavanda e azul escuro

 

Com uma visão mais detalhada das cores do quimono, podemos dar uma olhada agora no sentindo mais amplo das cores para os japoneses. Confira uma lista de significados (generalistas) das cores no Japão e seus respectivos fios de luz, disponíveis na loja da Cormilu!

Amarelo: a cor sagrada

Azul: passivo e fidelidade

Vermelho: cor da paixão

Verde: sossego e refrescante

Laranja: conhecimento

Branco: pureza e verdade

Roxo: a cor da realeza

Preto: cor da solidão

Eaí, gostou de saber um pouco mais sobre o significado das cores dos quimonos e em geral no Japão? Se você quiser interpretar seu fio de luz ao estilo japonês, veja qual cor você mais se identifica e fique à vontade para achar sua luminária ideal na nossa loja. 

Para mergulhar ainda mais no assunto e investigar a fundo as cores dos quimonos, recomendo assistir ao filme Memórias de uma Gueixa, de Rob Marshall:

Sobre a autora

Sobre a autora

Fernanda Bechtold

Fernanda é responsável pelas pautas e contéudo do blog da Cormilu. Para tanto, busca inspiração viagens ao redor do mundo, onde busca cores nas pessoas, nas comidas e na arquitetura.

Até 6x Sem Juros & Frete Gratis!* Meus Pedidos Dispensar