COMO APLICAR AS CORES DO FENG SHUI NA SUA CASA

Escolher as cores do interior da sua casa ou da sua decoração pode ser uma tarefa difícil. Que tal se inspirar na ciência do feng shui para equilibrar as energias e aprender como aplicar o feng shui na sua casa através das cores?


Energizando sua casa com cores de feng shui

O Feng Shui não aborda decoração. Feng Shui é uma técnica chinesa que analisa o fluxo de energia dos ambientes e visa harmonizá-las e beneficiar os que estão ao seu redor. Assim sendo, um dos pontos mais cruciais da técnica é o uso das cores. Segundo os estudiosos da ténica, cada cor representa um elemento da natureza e confere um tipo de energia ao local.

casa colorida

“Cor é energia pura e faz bem para as pessoas” Franco Guizzetti

Vamos mostrar para você como usar as cores para os seus objetivos, e como combinar seu fio de luz com esse propósito. 


Cormilu & as cores

Não é à toa que temos “cor” em nosso nome. A Cormilu busca produtos coloridos e acredita no poder das cores como influência mor em uma centena de assuntos. Aos poucos vamos mostrando mais desses tópicos no blog. As combinações de cores feitas nos nossos fios de luz ou escolhidas em outros produtos é feita a dedo, levando em consideração a harmonia entre elas. Nesses artigos, é legal o leitor conhecer um pouco mais sobre o poder das cores em nossa mente, pois quem sabe isso pode ser um fator que ajude você a decidir na hora de escolher as cores da sua casa ou decoração.  

Confira a seguir o poder influente de cada cor de acordo com o feng shui e anime-se para dar um up no seu lar renovando as energias, mudando algo ou adaptando objetos e cores que você tenha em mãos.


 Amarelo: estímulo mental

A cor que representa LUZ, amarelo é considerada aquela que estimula a criatividade e o intelecto em geral. Muito usada nos estudos e salas de aula! Funciona bem em ambientes escuros pois traz uma luz ímpar. É considerada um tom neutro porém forte. Por isso deve ser usada com precaução para que o estíulo não sobrecarregue a pessoa gerando confusão mental.

 

Azul: calmaria

Azul é aquela cor ligada à água, e como tal traz características desse elemento: tranquiliza e acalma. Ótima escolha para ambientes onde necessitasse de concentração ou paz interior. Usada para ajudar na meditação pois é uma cor que acalma os batimentos cardíacos. Por isso nos sentimos tão relaxados ao observar o mar! O exesso deve ser evitado para não causar sono em demasia. 

 

Verde: bem estar 

Conecte-se com a natureza através do verde. Associada aos elementos da mata e das flores, essa cor representa energia, vida e crescimento. Por essas razões é usada na busca do bem-estar e para trazer elementos calmantes, refrescantes ao ambiente. Ótima cor para ser usada na busca de acalmar pessoas nervosas. Por isso férias no campo tendem a acalmar os nervos! Indicada para ser usada em banheiros para alavancar a energia do local. 

 

Vermelho: estimulante natural

O vermelho é uma cor que excita nossa mente, que nos desperta agitação. Muito usado para âmbitos comerciais a fim de despertar nossa fome ou vontade de consumir. Por isso deve-se dosar na cor, escolhendo alguns elementos chaves da decoração para ser usado. Evite pintar cômodos inteiros nessa cor. Estimulante na área amorasa e auto-estima, portanto trazer elementos vermelhos para o quarto do casal pode ser uma boa pedida.

 Branco: infinito

Uma das cores mais neutras e básicas da decoração, o branco é considerado um tom frio. Por isso quando usado a recomendação é misturá-lo com objetos de outras cores. Quando usado sozinho pode representar um grande vazio, portanto ouse na decoração com peças bem coloridas e chamativas, como nossos fios de luz mega coloridos :)

 

 Roxo: exótico

Roxo tem uma simbologia extensa, passando pelo exótico ao erótico e simbolizando também o poder. Não é recomendado pintar ambientes todos nessa cor pois pode chocar os espectadores. Porém nos detalhes da decoração é muito recomendado. Aliado ao lilás e ao violeta confere ainda tranquilidade e espiritualidade. São considerados ótimos à saúde da mente e nervos.

 

Voilà! Uma breve apresentação do significado das cores do feng shui, essa técnica chinesa milenar que expandiu fronteiras e hoje é muito utilizada nos quatro cantos do mundo. 

E você, utiliza alguma ciência na hora escolher as cores da decoração da sua casa? Se sim, conta pra gente aqui nos comentários.

Um abraço e até a próxima!


Sobre a autora

Sobre a autora

Fernanda A Bechtold

Fernanda é responsável pelas pautas e contéudo do blog da Cormilu. Para tanto, busca inspiração viagens ao redor do mundo, onde busca cores nas pessoas, nas comidas e na arquitetura.